domingo, 28 de novembro de 2010

Livros Autorais e Participações em Coletâneas

Na Garganta Um Sertão Enjaulado 

Independente
Autor: Marcello Silva
ISBN: 9786500443905
Ano: 2021/2022
Edição: 1
Páginas: 80
Gênero: Poesia

Sinopse:

Na Garganta Um Sertão Enjaulado' é um livro-memória dos que já partiram e dos que ainda virão, vagantes e andantes por estes sertões: homens, mulheres, crianças, fantasmas, lobisomens, etc. O autor buscou em suas memórias afetivas lembranças de vivências e estórias ouvidas pelos anciãos da comunidade e transformou a trajetória de sua gente e de sua terra em poesia. Ler esta obra é como ouvir o som do vento noturno mexendo com as palhas da Carnaúba enquanto a caipora passa assoviando para o Rio Ubatuba.
Para o prefaciador, poeta Diego Mendes Sousa, "Marcello Silva opera com a intertextualidade, com ideias de Graciliano Ramos e de Euclides da Cunha (baleia graciliana tão comum por aqui ou todo sertanejo é antes de tudo sertanejo) e com máximas populares, como esse sertão já foi mar. Arrojado e sucedido, ele funda a sua cidade, o seu lugar perdido na voragem do Brasil"
O obra é uma produção independente e tem o projeto gráfico, ilustrações e capa assinados pelo escritor Adriano Lobão Aragão


Comprar AQUI


                                                        -------------------------------------




Homo Cactus

Editoral Hope
Autor: Marcello Silva
ISBN:
Ano: 2018 
Páginas: 84   
Edição: 1
Gênero: Conto

Sinopse:

Falando em Homo Cactus, o autor Marcello Silva está no seu melhor momento. Nesta obra está toda a sua terra, seus costumes, medos, brinquedos, lembranças, os pais e os irmãos, sua primeira escola, as ruas de sua cidade, as conversas e as superstições. Bonito de ler a rudeza dos diálogos, a descrição dos homens e das suas igrejas e casas. É bonito e gratificante ler uma obra igual a esta. E a gente acaba viajando entre os contos, seus títulos, frases e as letras, por entre as veredas que ninguém nunca imagina onde vão chegar. 

Antonio de Pádua Marques Silva – Escritor membro da Academia Parnaibana de Letras 

Homo Cactus é um mergulho de peito aberto em lembranças, um abraço na nostalgia, um íntimo encontro com diversas faces, fases, amores e dores. Estende suas raízes nas terras por vezes áridas da memória, revitalizando histórias ouvidas outrora, seja à beira da fogueira, contadas pelos anciãos, sob a luz da lua iluminando rostos atentos; seja sussurros soprados pelo vento de outros tempos. Esse abraço nostálgico que Homo Cactus nos traz é espinhoso, porém necessário. Essa resiliência que inspira, é o símbolo do sertão! 
Luana Silva – Escritora

Comprar AQUI
                                                 -------------------------------------




O Pescador


Chiado Editora
Autor: Marcello Silva
Ano: 2015
Páginas: 148
ISBN: 978-989-51-4930-8
Edição: 1
Gênero: Poesia

Sinopse:

Palavras pescadas do âmago da rotina, sob uma óptica poética peculiar. O autor põe em suas metáforas, uma intensidade e uma verdade que chega a transbordar, pelas páginas, uma vontade de sermos o próprio texto.
Desde os devaneios de suas paixões, passando pela saudade da terra natal, até ao contexto social político, O Pescador navega em uma poesia bruta e sutil. Paradoxo? Simetria, talvez.
Ler esta obra é se apaixonar pela simplicidade que as metáforas ainda podem nos provocar na alma.




Comprar AQUI



-------------------------------------




Coletânea Café do Cazuza

Editora: Uiclap/Indepedente
Organizadores: Marcello Silva, Rosinha Maciel
ISBN: 9786500700787
Páginas: 226
Edição: 1
Ano: 2023
Gênero: Poesia, crônicas e contos

Sinopse:

Chaval, belíssima cidade encravada de pedras, aos poucos vai se tornando uma cidade encravada de poesia, de literatura. Mesopotâmia do Ubatuba e Timonha, com seus castelos monolíticos. Cidadezinha charmosa, que inspira poesia em suas ruas, em seus becos, em suas casas ladeadas por rochedos, ou mesmo em cima das pedras, onde podemos contemplar o infinito, e é bonito. É bonito o Porto do Mosquito e suas canoas, bem perto do Gamboas. É bonito de se ver a Pedra da Gruta, a Pedra da Santa, a Pedra da Carnaúba, a Pedra do Cristo, a salina e seu açude. Os filhos da maré, crianças de 80 anos… Nordeste é terra boa, amor-próprio, vitórias do Brasil.Na varanda do tempo, o acontecimento, definitivamente hoje, mais uma tarde normal na vida do “culumim” raiz, que se torna o poeta feliz, como a fênix lendária, revivendo o Café do Cazuza: coletânea literária.


Comprar AQUI



-------------------------------------




Versania - Coletânea Poética

Editora: Sieart 
ISBN 978-85-60146-83-3 
Organizador: Claucio Ciarlini 
Páginas: 148 
Edição: 1 
Ano: 2017
Gênero: Poesia

Sinopse: 

Nestas modestas páginas participam poetas de diversos estilos e sonhos. E o resultado é uma obra plural e inundada de sentimentos. o Livro é fruto de um sonho, que só se tornou possível através da união de 24 almas, reforçando a velha, porém jamais esquecida, máxima de Raul: 'Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só... Mas sonho que se sonha junto é realidade'.


Comprar AQUI



-------------------------------------------------




Natal do Castelo Literário - Crônicas e Poesias 

ISBN978-85-69782-05-6 
Editora: Editora Pendragon 
Autor: Diversos Autores 
Páginas: 134 
Edição: 1 
Ano: 2015 
Gênero: Variado

Sinopse: 

Nesta ocasião natalina, as princesas convidaram vários autores que participam do Castelo Literário, a celebrarem a grandeza da Literatura Brasileira em um belo livro de poemas e contos que versam sobre o Natal. Cada um, ao seu estilo, fala das suas percepções e histórias sobre essa data mágica. Aproveitem o Natal com todos os poemas e contos, que falam ao coração de uma forma prazerosa e divertida. 


Comprar AQUI



-------------------------------------------------




1. Contos Entre Gerações (2019)
Primeiro volume de uma trilogia que conta com diversos escritores, a maioria de Parnaíba e região. Neste, 30 contistas participaram. Idealizada por Claucio Ciarlini e organizada por Claucio e José Luiz de Carvalho. Diagramação de Fábio Bezerra.
2. Poemas Entre Gerações (2020)
Segundo volume de uma trilogia que conta com diversos escritores, a maioria de Parnaíba e região. Neste, 60 poetas participaram. Idealizada por Claucio Ciarlini e organizada por Claucio e José Luiz de Carvalho. Diagramação de Fábio Bezerra.
3. Crônicas Entre Gerações (2021)
Terceiro volume de uma trilogia que conta com diversos escritores, a maioria de Parnaíba e região. Neste, 40 cronistas participaram. Idealizada por Claucio Ciarlini e organizada por Claucio e José Luiz de Carvalho. Diagramação de Fábio Bezerra.
Comprar AQUI

                                                        -------------------------------------------------



1 - Piauí em Letras 2 (2019)
Segundo volume de uma coleção que conta com diversos escritores, a maioria do Piauí. Neste, 17 escritores participaram. Organizada por Adrião Neto, Lena Lustosa, Mozaniel Almeida e José Paraguassú.
2 - Piauí em Letras 4 (2021)
Quarto volume de uma coleção que conta com diversos escritores, a maioria do Piauí. Neste, 28 escritores participaram. Organizada por Antonio José Sales, José Paraguassu e João Passos. Editora Sieart.
3 - Piauí em Letras 5 (2022)
Quinto volume de uma coleção que conta com diversos escritores, a maioria do Piauí. Neste, 32 escritores participaram. Organizada por Claucio Ciarlini, Antonio José Sales, José Paraguassu e João Passos. Editora Sieart.


Comprar AQUI

                                                         -------------------------------------------------




1 - I Coletânea do Piauí Poético (2021)
Obra idealizada e organizada por Claucio Ciarlini, Wilson Maudonado e Alexandre César. Produzida pela Editora Tremembé, contou com a participação de 50 poetas do grupo virtual recém criado. Comprar AQUI
2 - Gritos na Escuridão (2022)
Antologia de contos de terror e suspense que contou com autores de vários estados, principalmente Piauí e Ceará. idealizado por Rodrigo Ciarlini e organizado por Rodrigo Ciarlini, Jailson Junior e Claucio Ciarlini. Num total de 14 escritores. Editora Sieart. Comprar AQUI

                                                         -------------------------------------------------




1 - 72° Almanaque da Parnaíba, edição 2019/2020
Periódico produzido pela Academia Parnaibana de Letras, que conta com escritos de acadêmicos e convidados, num total de 54 participantes. Sob a direção do presidente José Luiz de Carvalho, conta também, com os organizadores: Claucio Ciarlini, Alcenor Candeira Filho, Antonio Gallas Pimentel e Maria Dilma Ponte de Brito. Editora Sieart.
2 - 73° Almanaque da Parnaíba, edição 2021.
Periódico produzido pela Academia Parnaibana de Letras, que conta com escritos de acadêmicos e vencedores do concurso literário promovido naquele ano, num total de 42 participantes. Sob a direção do presidente José Luiz de Carvalho, conta também, com os organizadores: Claucio Ciarlini,  Antonio Gallas Pimentel, Diego Mendes Sousa, José Wilton Porto e Maria Dilma Ponte de Brito. Editora Sieart.


                                                        -------------------------------------------------




1 - Piagui em Quarentena I (2020)
Revista produzida em meio ao periodo de maior fechamento da Pandemia de Covid e que reuniu diversos escritores publicando desde poemas, a pequenos contos, crônicas ou artes. Com a edição de Claucio Ciarlini e a diagramação de Fábio Bezerra, a publicação contou com a participação de 46 colaboradores.
2 - Piagui em Quarentena II (2020)
Revista produzida aos moldes do primeiro volume. Com edição Claucio Ciarlini e a diagramação de Fábio Bezerra, contando com a participação de 67 colaboradores.


                                                         -------------------------------------------------


Vulcão Literário 

Ano: 2022
Edição: 1
Organizador: George da Silva e Alexandre César. 
Editora Tremembé.
ISBN: 9786599617478
Página: 88
Gênero: Poesias.


"E assim como um vulcão em erupção, os escritos que emergem deste ambiente ricamente poético, frutos de autores com grande capacidade, certamente trarão forte repercussão a todos os lugares e pessoas que forem atingidas"





                                                             -------------------------------------------------




Floresta de Ponta-Cabeça


Organizadores: Ivone Gomes de Assis; Evandro Valentim de Melo
Editora: Assis
Edição: 2
Ano: 2020
Páginas: 208
Categoria: eBooks
ISBN: 978-65-87354-21-7

Sinopse:

O livro Floresta de ponta-cabeça é o volume 2 da Série “Cerrado e sustentabilidade”, sendo os outros dois volumes: 1) Da janela da vida: raízes e folhas; e 3) Vida sob as agruras da seca. Este volume apresenta o cerrado brasileiro por meio da poesia de 177 autores brasileiros. Esta escrita é um clamor às autoridades e ao próprio homem em sociedade em prol da natureza, sobretudo o Cerrado. A poesia sintetiza a história em poucas linhas. A poesia é um peticionar em versos, cuja compreensão demanda competência e sensibilidade. Uma obra ideal para ocupar as discussões em sala de aula e nas reuniões governamentais. O cerrado é o fôlego da natureza, e vem pedindo socorro faz tempo. É preciso acordar para esta emergência.

Comprar AQUI


                                                         -------------------------------------------------




Uma dose de poesia - com poetas nordestinos

Organizador: Abrahão Filho
Editora: Editora Vila Rica
ISBN: ‎ 978-6598053406
Ano: 2023
Edição: 1
Gênero: Poesia

Sinopse:
 
A capacidade de adequação e ressignificação das manifestações culturais do nosso povo é o que permite a construção de legados centenários em vários saberes populares. E não é diferente com a poesia. Uma antologia de poetas vivos e vivas é um símbolo do diálogo necessário entre ancestralidade e futuro, guiado por discursos e estéticas que no presente se colocam como ponte de troca e aprendizado entre os dois. Adequações e ressignificações, é indispensável dizer, que não implicam necessariamente em renúncia de essências e singularidades ou relativização de valores basilares de determinadas culturas; mas sim o entendimento por parte de quem faz estes saberes de que as novas linguagens e os novos espaços devem servir como diferentes e fortes vetores de formação, e não, previamente, vistos como chance de diluição de conteúdo ou de algum conceito original.(Antonio Marinho - Prefaciador)

Comprar AQUI


                                                         -------------------------------------------------





Poesia de Status - Rap e Poesia

Organizadora: Bárbara Veev
Ano: 2021
Edição: 1
Editora: Uiclap
Gênero: Poesia

Sinopse

Os capítulos ganharam forma a partir do concurso literário Poesia de Status 2021: rap e poesia, em que a premiação só foi possível devido ao fomento de incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc, aprovado pela prefeitura de Ribeirão das Neves em dezembro de 2020. Os candidatos foram convidados a enviar poemas de até 10 versos na categoria Poesia de Status, vídeos de até 4 minutos na categoria Poesia Recitada e músicas de até 8 minutos na categoria Rap na Rede. Os critérios de seleção foram concisão, conteúdo pertinente e originalidade da letra, na respectiva ordem às categorias mencionadas anteriormente.

A partir dessa antologia, composta por 54 autores, o leitor verá que há diversas maneiras de compor uma poesia, seja musicada ou não. Resolvi trazer o rap para a cena literária, pois este estilo musical me lembra o nascimento da poesia, seja na cultura grega, africana ou oriental – que se originou da língua falada.

Espero que aproveitem as possibilidades que a poesia pode proporcionar, além da simples utilidade aos status virtuais.

Comprar AQUI

0 comentários:

Postar um comentário